Justiça afasta cinco da Fecomércio-MG 1s2xv

  6r541w

A 3º Vara Criminal de Belo Horizonte determinou nesta sexta-feira (27) o afastamento por 90 dias de cinco dirigentes da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), entre eles o presidente da entidade, Lázaro Luiz Gonzaga (foto).

Por ordem do juiz Guilherme Sadi foi nomeada interventora judicial para fazer levantamento istrativo e financeiro, além de conduzir o processo de sucessão na presidência da federação, marcado para 16 de maio.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), há indícios de desvios de recursos do sistema Fecomércio no valor aproximado de R$ 70 milhões em benefício de gestores.

Depois de cerca de três anos de investigação, o MPMG denunciou esquema que direcionava contratos de compra de bens, serviços e obras, além do superfaturamento deles, com vantagens ilícitas para então diretores da instituição. A decisão do juiz Guilherme Sadi consiste na segunda intervenção desde que o início do trabalho do MPMG.

Foram afastados pela decisão judicial o atual presidente da Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga; o primeiro vice-presidente, Sebastião da Silva; o primeiro tesoureiro, Marcelo Carneiro Árabe; o segundo tesoureiro, Wainer Pastorinni Haddad; e o terceiro vice-presidente José Danaldo Bittencourt Júnior.

Por meio de nota, a Fecomércio-MG informou que “tem prestado todas as informações solicitadas para o desenvolvimento do processo, a fim de manter a transparência e a credibilidade”.

O advogado Fábio Vilar, que representa o presidente afastado da instituição, Lázaro Gonzaga, informou já estar trabalhando em recurso, na forma de mandado de segurança, contra a decisão, que deverá ser apresentado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na próxima segunda-feira (30).

LEIA TAMBÉM e6l2q

Vale suspende pagamento de R$ 55 milhões a bancos e fornecedores por possível fraude 41t3w

Hotel em Ipatinga celebra 23 anos com foco em memórias e acolhimento excepcional 4e4272

Pool de investidores inauguram Fazenda Fotovoltaica em Engenheiro Caldas 3kd3u

LEIA TAMBÉM e6l2q

Aciapi e CDL de Ipatinga promovem encontro de associados 334o1p

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)...

Leia mais

Após aquisição do Bretas, Supermerados BH compra operação dos Supermercados no ES, saiba qual… 3b2f4o

Supermercados BH compra operações do Bretas em Minas 1c2zh