Com um saldo de 400 mil agricultores familiares atendidos anualmente, a Emater/MG completa 70 anos, contribuído para o desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira. Desde 1948, quando a empresa foi criada, muita coisa mudou. Por exemplo, a necessidade de estimular a produção agropecuária respeitando cada vez mais o meio ambiente. E, ainda, sem esquecer a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. 723l6f
Uma das principais ações nos últimos anos tem sido a parceria com o Banco do Brasil, que desde 2015 tem facilitado o o do produtor ao crédito rural, que já gerou quase 500 milhões em empréstimos. Em muitos municípios mineiros, os extensionistas da empresa também atuam como correspondente bancário agropecuário. Isso permite que o produtor possa realizar quase todo o processo de contratação de crédito do Pronaf via escritório da Emater-MG, ficando para o banco apenas a análise e aprovação.
A certificação de propriedades cafeeiras é outro exemplo de atuação da Emater. O estado conta com cerca de 1,2 mil propriedades validades pelo Certifica Minas Café em mais de 100 municípios. Outras 600 propriedades estão em processo de certificação. A ideia é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas à certificação. O IMA é responsável pela auditoria das propriedades.
O Circuito Mineiro da Cafeicultura é promovido pela Emater há 17 anos, com apoio de diversas instituições. São encontros realizados nas regiões cafeeiras do Estado, que têm por objetivos a difusão de tecnologia e a troca de informações entre os técnicos, empresários e produtores. Em 2017 foram promovidas 35 etapas/eventos do circuito, com a presença de 10 mil cafeicultores, envolvendo 181 municípios.