Só para 2020. Saiba as obras que poderão ser retomadas em Minas. 6n2x1

Duas das principais obras de infraestrutura demandadas para o Vale do Aço, a reforma do aeroporto e a pavimentação da LMG-760, deverão ser retomada apenas após o período chuvoso, estimado para a partir de março do próximo ano. A informação é do secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Aurélio Barcelos, ao ser questionado pela deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), durante o Assembleia Fiscaliza, na tarde da última terça-feira (15), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 5l149

A presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, Rosângela Reis, pontuou a importância dessas obras para a região, afirmando ser demandas antigas do Vale do Aço, e criticou os atrasos dos investimentos. “A durabilidade da reforma emergencial do aeroporto era de apenas seis meses, que já venceu. Além disso, a LMG-760 também é urgente para a região”, disse a deputada.

Segundo Marco Aurélio, quanto ao Aeroporto do Vale do Aço, apesar de conseguir os recursos para as obras junto ao governo federal, houve o contratempo na realização de estudos. Ele explicou que o projeto junto a Secretaria Nacional de Aviação Civil precisava de mais detalhes do que se imaginava.

“Que a base da pista fosse feita com um material, com a escória da Usiminas, portanto era necessária uma sondagem mais aprofundada do que havíamos imaginado. Não era um projeto meramente analítico, tivemos que ir a campo e fazer as perfurações e exames laboratoriais. Terminamos a sondagem na semana ada eu material e está submetido ao laboratório. Com esses dados, o projeto deve ser aprovado pela Secretaria de Aviação Civil para a liberação dos recursos”, disse Barcelos.

O secretário ainda garantiu que os recursos obtidos por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) não serão perdidos e a estimativa é que o Estado está elaborando a licitação para as obras. “A notícia ruim é que acreditávamos que poderíamos fazer as obras antes do período de chuva. Mas a notícia boa é que depois do período, elas se realizarão e no final do ano que vem, o problema da pista deixar de ser uma preocupação para a população”, prometeu Marco Aurélio.

LMG-760 também fica para depois das chuvas

Assim como o aeroporto, a promessa também é que a retomada da pavimentação da LMG-760, a partir de Cava Grande, seja feito após o período chuvoso. Marco Aurélio ressaltou a importância da via, mas que o investimento demanda mais de R$ 100 milhões.

“Eu tenho fé, posso dizer não é uma abstração, que vamos equacionar a LMG-760 até o fim do mandato. ado o período de chuvas, em março, vamos fazer o tratamento pelo menos até a entrada do parque. Isso nós vamos fazer!”, prometeu o secretário.

Ele ainda explicou que a totalidade da obra é negociada com a Fundação Renova, entidade criada pela Samarco para tratar dos reparos pelo Desastre de Mariana. “A senhora sabe qual é a dificuldade que é a negociação junto a essa entidade. Precisa ter uma resiliência e uma força de vontade. E nós temos! Até o fim do mandato nós vamos colocar a LMG-760 para ser completamente pavimentada, do seu início até São José do Goiabal”, afirmou Barcelos.–

Link para vídeo: https://youtu.be/yLXcXXUk5iI

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Nova 381 utiliza 48 toneladas de massa asfáltica em 40 dias de operação 606f5d

Nova 381 apoia PRF na Operação Carnaval 51w3b

“Máquinas pista” marca o lançamento do plano de 100 dias da Nova BR 381 142t4p