BC eleva estimativa de crescimento do PIB 6y2r73

O Banco Central (BC) aumentou a projeção para o crescimento da economia neste ano e em 2020. A previsão para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em 2019 ou de 0,9%, previsto em setembro, para 1,2%. Para 2020, a projeção foi revisada de 1,8% para 2,2%. Segundo o BC, o ajuste na projeção “repercute os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o terceiro trimestre do ano, a revisão da série histórica do PIB e o conjunto de informações setoriais disponíveis para o trimestre em curso”. 6ao4m

Para o crescimento do quarto trimestre deste ano, o BC destacou o impulso decorrente das liberações extraordinárias de recursos do FGTS, do PIS e do Pasep. No âmbito da oferta, a previsão para a variação anual da agropecuária ou de 1,8% para 2%, “refletindo revisão das contas trimestrais e aumento da previsão de abates, em cenário de forte elevação dos preços de carnes”.

Segundo o BC, a projeção para o desempenho da atividade industrial ou de 0,1% para 0,7%, em decorrência dos aumentos nas estimativas para indústria extrativa (de -1,6% para -0,4%), indústria de transformação (de -0,2% para 0,2%) e, principalmente, construção civil (de 0,1% para 2,1%), setor que apresentou crescimento significativo ao longo dos últimos dois trimestres, revertendo tendência observada ao longo dos últimos anos.

A projeção de expansão da atividade do setor de serviços em 2019 foi ligeiramente revisada (de 1% para 1,1%), com destaque para elevações nas projeções para comércio (de 1,2% para 2%) e serviços de informação (de 2,5% para 3,5%). Em sentido oposto, as estimativas para outros serviços e istração, saúde e educação públicas foram reduzidas para 1,2% e -0,2%, na ordem, ante projeções anteriores de 1,6% e 0,1%.

A estimativa de crescimento para o consumo das famílias foi revista de 1,6% para 2%, enquanto para os investimentos FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), de 2,6% para 3,3%. A estimativa para o consumo do governo foi revisada de -0,3% para -0,6%. Para a exportação e importação de bens e serviços, as estimativas ficaram em -3% e 1,7%, em 2019, respectivamente, ante projeções anteriores de -0,5% e 1,9%. Para o BC, o maior impulso da economia em 2020 está condicionado ao cenário de continuidade das reformas e ajustes na economia brasileira.

LEIA TAMBÉM e6l2q

Vale suspende pagamento de R$ 55 milhões a bancos e fornecedores por possível fraude 41t3w

Hotel em Ipatinga celebra 23 anos com foco em memórias e acolhimento excepcional 4e4272

Pool de investidores inauguram Fazenda Fotovoltaica em Engenheiro Caldas 3kd3u

LEIA TAMBÉM e6l2q

Pedro Lourenço anuncia data de estreia do BH no Vale do Aço 26d4l

Em visita ao Vale do Aço, o empresário Pedro Lourenço, proprietário da rede de Supermercados BH, anunciou que a rede...

Leia mais

Programa de estágio do Sebrae oferece vagas no Leste de Minas 13g46

Urgente: Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix! 3k552b

Comerciantes que estão cobrando a mais para pagamentos via Pix serão alvo de medidas judiciais 65e1c