Fabriciano discute futuro de sua economia f6i1w

Como será o futuro de Fabriciano na próxima década, chegando em 2030? Ninguém ainda sabe, mas, se depender das lideranças políticas, sociais e empresariais, os próximos 10 anos podem ser de prosperidade, principalmente nos setores de comércio e serviços, considerados as molas propulsoras da economia local. E além desses, a sociedade civil organizada trabalha para implantar, organizar e potencializar outros segmentos apontados na agenda de Desenvolvimento Econômico Local: Fabriciano 2030. O plano foi apresentado e validado na última quinta-feira, 28 de novembro, durante um seminário que reuniu gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil e empresariado. Todos foram unânimes na importância da agenda de coalizão e reafirmaram o compromisso para consolidar as metas traçadas. 39633r

O trabalho foi iniciado em junho deste ano com a realização de oficinas, estudos, audiências públicas e amplo debate. No encontro da ultima semana, foi apresentado o relatório final, que apontou potencialidades e oportunidades de negócios, com metas e ações para curto, médio e longo prazo em cinco dimensões: Capital empreendedor; Tecido empresarial; Governança para o desenvolvimento; Organização produtiva e Inserção cooperativa. Fabriciano é o primeiro município do Estado a receber o projeto, que tem acompanhamento técnico do Sebrae e participação efetiva da Prefeitura, Acicel-CDL e Unileste-MG.

Par o prefeito Marcos Vinicius, “Fabriciano 2030” é um marco para o desenvolvimento da cidade. “A agenda cria ferramentas de trabalho e dá um norte para alcançar o crescimento sustentável, com qualidade de vida e oportunidades para todos. Não é um projeto político de uma gestão, mas sim agenda conjunta de uma cidade para se viabilizar economicamente”, resumiu. Quem também comentou sobre o projeto foi o reitor do Unileste, Genésio Zeferino. “O Fabriciano 2030 dá perspectiva e estabilidade para o município crescer, pois traça ações sistematizadas e organizadas, com dados e estudos embasados e cronogramas definidos com a participação de todos”, destacou. Quem também comentou o assunto foi o presidente interino da Acicel/CDL, Gláucio Sathler. “A agenda aponta vocações já conhecidas e novas a serem exploradas, indica recursos disponíveis e desafios para o desenvolvimento. É um projeto inédito no Estado, mas de responsabilidade conjunta, viável e executável”.

Prioridades
A agenda de Desenvolvimento Econômico Local: Fabriciano 2030 tem seis prioridades traçadas, 10 objetivos, 22 metas e seus respectivos em cinco eixos. Dentre as oportunidades identificadas estão: disseminação da cultura empreendedora, com foco na qualificação; fomento ao turismo, fortalecimento do setor de comércio e serviços, transformar-se em referência em inovação e tecnologia com implantação de novas empresas e já aproveitando o polo educacional, agronegócio e agricultura familiar. Os próximos os são: construção do Fórum de Lideranças, com a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, cuja criação do Projeto de Lei do Executivo já foi confirmado pelo prefeito Marcos Vinicius; conclusão da carteira de projetos; implementação de projetos; monitoramento e reunião de prestação de contas.

LEIA TAMBÉM e6l2q

Vale suspende pagamento de R$ 55 milhões a bancos e fornecedores por possível fraude 41t3w

Hotel em Ipatinga celebra 23 anos com foco em memórias e acolhimento excepcional 4e4272

Pool de investidores inauguram Fazenda Fotovoltaica em Engenheiro Caldas 3kd3u

LEIA TAMBÉM e6l2q

Pedro Lourenço anuncia data de estreia do BH no Vale do Aço 26d4l

Em visita ao Vale do Aço, o empresário Pedro Lourenço, proprietário da rede de Supermercados BH, anunciou que a rede...

Leia mais

Programa de estágio do Sebrae oferece vagas no Leste de Minas 13g46

Urgente: Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix! 3k552b

Comerciantes que estão cobrando a mais para pagamentos via Pix serão alvo de medidas judiciais 65e1c