Parque Estadual do Rio Doce celebra 79 anos com romaria ecológica 3l11x

O Parque Estadual do Rio Doce (Perd), a primeira unidade de conservação de Minas e uma das primeiras do Brasil, completa 79 anos de criação oficialmente no próximo dia 14. Para celebrar a data, será realizada a tradicional Romaria Ecológica Nossa Senhora da Saúde no dia 15, às 11h na sede do Perd, além de celebrações nos municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo ao longo do mês. A romaria remonta a história precursora à criação do Perd. Entre as décadas de 1930 e 1940, o arcebispo de Mariana, Dom Helvécio, realizou visitas à região a qual ele se encantou pela beleza das matas preservadas e suas diversas lagoas. 3fx69

O gerente do Perd, Vinícius Moreira, frisou a importância do evento. “Ele se revela como um momento de fidelidade da nossa história e da conservação da maior área contínua de mata atlântica de Minas Gerais. Realizar festas como a Romaria é eternizar o Parque Estadual do Rio Doce e toda sua contribuição na proteção da biodiversidade em Minas Gerais e seu papel como exemplo, elemento identitário para conservação da Mata Atlântica e biodiversidade no Brasil”, destaca Vinícius.

Programação da Romaria

As primeiras celebrações foram realizadas no dia 02, em Timóteo, na Igreja de São Sebastião. A programação continua com tríduos nos outros dois municípios que abrigam áreas do Perd. Em Dionísio o tríduo inicia no dia 09 às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião; dia 10 às 19h, a cerimônia religiosa será na Comunidade Conceição de Minas e no dia 11 às 17h na Comunidade Amoras. Já em Marliéria, o tríduo será nos dias 12, 13 e 14, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

O ápice do evento, dia 15, terá início às 6h30 com a romaria partindo da porta da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Marliéria, para o Parque Estadual do Rio Doce. Às 11h será realizada a missa na capela da Unidade de Conservação.

Participação de equídeos

Nesta edição, a Romaria Ecológica seguirá exigências sanitárias previstas legalmente. O evento está devidamente registrado junto ao IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) para realização de eventos pecuários com o código 76205.

Portanto, para participação de equídeos na missa campal no Parque Estadual do Rio Doce, no Memorial Dom Helvécio, os cavaleiros deverão apresentar obrigatoriamente a documentação abaixo dos animais:  Exame de Anemia Infecciosa Equina- (AIE) e Mormo; atestado sanitário; Guia de Trânsito Animal (GTA).

Mais Informações referentes à documentação dos equídeos, entre em contato com a  Bastos Produções  Eventos Agrícola e Pecuário, via WhatsApp: (31) 98551-6492 .

LEIA TAMBÉM e6l2q

Vale suspende pagamento de R$ 55 milhões a bancos e fornecedores por possível fraude 41t3w

Hotel em Ipatinga celebra 23 anos com foco em memórias e acolhimento excepcional 4e4272

Pool de investidores inauguram Fazenda Fotovoltaica em Engenheiro Caldas 3kd3u

LEIA TAMBÉM e6l2q

Instituto Usiminas lança série de shows gratuitos no Centro de Memória Usiminas 4d135p

Série Música no Jardim apresenta shows gratuitos, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura...

Leia mais

Projeto Cultural Novo Olhar chega ao Outeiros de Minas, na área rural de Ipatinga 1wu3d

Estudante de Ipatinga lança obra que inspira superação e autoconhecimento 2q4a71

Música, teatro e dança na agenda de outubro dos espaços culturais Usiminas f4hd