Suspiros no profundo: Estudante de Letras ipatinguense lança seu primeiro livro de poesias g5150

O estudante de Letras, Antônio Gabriel Romera, promove neste domingo, 26, lançamento do seu primeiro livro de poesia. A data coincide com o seu aniversário de 24 anos e o evento acontece à tarde, no Café Casa de Santo Antônio, rua Graciliano Ramos, 471, Cidade Nobre; e, à noite, no Beco, ao som de jazz, na ‘rua Jacarandá, 413, Horto. 2ho73

A obra é uma compilação de poesias que ele escreve desde a adolescência. “Transformei a minha experiência pessoal e a minha conexão com Ipatinga nesse livro, Suspiros no profundo, buscando explorar e expressar os meus sentimentos mais profundos. Meus escritos propõem reflexões sobre a vida e a sociedade por meio da linguagem poética”, destacou Antônio, que contou com sua melhor amiga, a design Cindy Guinsberg, para conceber a obra.

A produção independente, sem a parceria de uma editora, leva a de Antônio Romero como criador, escritor, editor, diagramador e ilustrador. “Também assumi a divulgação, o lançamento e a revisão, que fiz à minha maneira, sem estar preso às regras do português”, comenta o escritor, que também assumiu a missão de vender os 250 exemplares do Suspiros no profundo, com 70 páginas.

Ainda sobre o processo criativo e a relação com as normas gramaticais, Antônio Romero conta que emprega letras maiúsculas no início de frases e muitos verbos e pronomes reflexivos, buscando conectar o leitor a sentimentos profundos. “Cada palavra eleita para compor as poesias, como vomitar-me, ou escolha estilística é intencional e possui um significado próprio, linkado com o que penso, sinto, busco manifestar”, frisa o poeta, que abraça a escrita como sua companhia.

Sobre a sua obra, Antônio comentou que cada uma de suas poesias é um suspiro profundo trazendo à superfície sentimentos adormecidos. “Não é para os fracos de vísceras. A sociedade não permite, o tempo não permite, a pressa não permite que vivamos nada além da vida rasa. Por isso, considero um ato de rebeldia estimular a vivência de sentimentos profundos, sem o atropelamento do que o mundo nos oferta diariamente, o efêmero, o que voa”.

Aos 17 anos, Antônio Romera atualmente cursa o 7º período de Letras na Faculdade Única, em Ipatinga.  Quanto aos principais escritores que inspira Antônio, ele cita Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Cesário Verde. Além da paixão pela literatura, Antônio é apaixonado pela música brasileira, especialmente, pelas composições de Adriana Calcanhotto.

 

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Instituto Usiminas lança série de shows gratuitos no Centro de Memória Usiminas 4d135p

Série Música no Jardim apresenta shows gratuitos, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura...

Leia mais

Projeto Cultural Novo Olhar chega ao Outeiros de Minas, na área rural de Ipatinga 1wu3d

Estudante de Ipatinga lança obra que inspira superação e autoconhecimento 2q4a71

Música, teatro e dança na agenda de outubro dos espaços culturais Usiminas f4hd