CCJ do Senado reduz prazo de inelegibilidade previsto na Ficha Limpa 6r4z2l

  6r541w

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a proposta de projeto de lei complementar que propõe a redução para oito anos, no ato da condenação, do prazo de inelegibilidade de políticos condenados pela Lei da Ficha Limpa. Atualmente, esse prazo é contado após o cumprimento da pena, podendo variar de acordo com o crime.

A proposta estabelece ainda um limite máximo de 12 anos de inelegibilidade, mesmo em casos de múltiplas condenações. Além disso, foram inseridas novas regras se aplicam a condenações já existentes, não apenas a futuras.

O texto ainda exclui a inelegibilidade em casos de condenação por abuso de poder político ou econômico quando não houver comportamento grave.

A medida foi apoiada pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, que considerou justa a limitação do tempo de inelegibilidade. Agora, o projeto segue para o plenário.

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dono da ArcelorMittal tem encontro com Lula – Saiba qual problema foi levado ao presidente! 433h6u

Legenda: Companhia de Lakshmi Mittal já tem unidades em oito estados brasileiros e possui planos de investimento no Brasil para...

Leia mais

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026 u2y1m

Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio 273m50

Anatel determina medidas de combate a fraudes e golpes telefônicos 392ch