Dermatologista da AAPI dá dicas para evitar o câncer de pele no verão v1t1c

foto: divulgação pixabay 1h4148

Tumor mais frequente no Brasil, o câncer de pele tem a sua incidência maior no verão. 25971

Mais de 200 mil pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de pele entre 2023 e 2025 no Brasil. É o que estima o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, estima que entre 2023 e 2025. A dermatologista Dra. Lívia de Castro Fernandes, que atende na AAPI, dá dicas de como evitar o tumor mais frequente no Brasil e no Mundo. 1k1m4x

O câncer de pele acontece quando as células se multiplicam sem controle. Lívia destaca que a doença é mais comum em “pessoas com pele clara, com histórico familiar de câncer de pele e em pessoas que trabalham expostas ao sol”.

Tipos de câncer de pele

Tendo como sua principal causa a exposição excessiva ao sol, o câncer de pele é dividido em dois tipos: melanoma e não melanoma.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele melanoma tem origem nas células que produzem a melanina (substância que determina a cor da pele). Mais grave, esse tipo de câncer tem uma maior probabilidade de disseminar para outros órgãos. O INCA estima que entre 2023 e 2025 haverá 8.980 novos casos desse tipo: 4,13 casos a cada 100 mil habitantes.

Já o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente e o com a menor mortalidade no Brasil. Desde que o seu diagnóstico seja precoce, tem uma alta chance de cura. Não o tratar de forma adequada, no entanto, pode deixar mutilações expressivas.

Quanto ao tipo não melanoma, o INCA estima que neste triênio haverá 220.490 novos casos no país. A estimativa aponta que 102 a cada 100 mil habitantes vão desenvolver tumores deste tipo. 

Sinais

É muito importante conhecer o próprio corpo para observar os sinais do câncer de pele, uma vez que ele pode se assemelhar com pintas, eczemas e outras lesões benignas. O diagnóstico só é possível por meio de exame clínico, realizado por um médico especializado, ou pela biópsia.

Lívia aponta alguns sinais que devem ser observados com maior atenção. “Manchas ou feridas que não cicatrizam, principalmente na face, orelha, no pescoço, colo e nos braços”, pontuou.

Também é importante lembrar que quando diagnosticado de forma precoce, o câncer de pele apresenta uma alta taxa de recuperação.

Dicas

Evitar exposição excessiva ao sol e o uso de protetores para evitar a radiação UV seguem sendo as melhores formas de prevenir o câncer de pele.

“Usar protetor solar pela manhã todos os dias na face, colo e braços. As pessoas em exposição solar intensa, também podem usar nas orelhas”, recomendou a profissional.

A dica é ainda mais importante para pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e com olhos claros. Essas pessoas fazem parte dos fototipos 1 e 2, mais suscetíveis a desenvolverem a doença.

Pessoas que possuem familiares com histórico de câncer de pele, muitas pintas, queimaduras solares e até mesmo dificuldade em se bronzear, também devem ficar alertas.

Pessoas idosas

Lívia Fernandes destacou que o risco de os idosos terem o câncer de pele é alto devido ao tempo de exposição ao longo da vida.

“Os idosos têm a maior chance de ter o câncer de pele porque eles se expam ao sol ao longo de muitos anos e já têm um dano no DNA. Os cuidados que eles precisam ter, além de usar o protetor nestas áreas mencionadas, consultar com um dermatologista pelo menos uma vez ao ano”, explicou.

Por último, a profissional destacou a importância de obedecer às orientações médicas.

“É muito importante que o paciente siga as orientações de seu dermatologista porque o câncer de pele dificilmente vai levar a óbito. Contudo, se as feridas crescem muito, elas podem desfigurar a pele e, quando a pessoa for se submeter a uma cirurgia, ficam cicatrizes inestéticas”, alertou a dermatologista da AAPI.

A AAPI

Fundada em 1980, a Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, a AAPI, oferece uma ampla gama de benefícios para seus associados. Entre esses benefícios, está o o a consultas gratuitas em 25 especialidades médicas diferentes.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se associar. Para conhecer todos os benefícios e se associar, basta ar o link https://aapi.org.br/associe-se-saude/.

 

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Hospital Márcio Cunha: 60 Anos de excelência, humanização e inovação em saúde 4tf6t

O Hospital Márcio Cunha (HMC), istrado pela Fundação São Francisco Xavier, completou 60 anos de história neste dia 1º de...

Leia mais

Hospital Municipal Carlos Chagas consolida-se como referência em saúde pública sob gestão da FSFX 5yz68

Usisaúde participa do Seminário da Unidas e recebe prêmio por conquista da nota máxima no IDSS 4r2o2w