Do Valor Econômico – A Vale suspendeu o pagamento de R$ 55 milhões a fornecedores e aos bancos Itaú e ABC por possível fraude envolvendo a plataforma Nexxera, que realiza a antecipação de recebíveis e cessões de créditos, diz o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. 3f6058
No início de maio, a Nexxera comunicou à Vale que um falso representante de um fornecedor ou a plataforma para alterar informações e dados bancários e redirecionar os pagamentos para contas de terceiros.
Agora, a mineradora tem dúvidas se as operações registradas no sistema da Nexxera são realmente legítimas ou se são fraudulentas e, por não saber quem é o real credor, decidiu suspender os pagamentos.
A companhia entrou com ações de consignação em pagamento na Justiça do Rio de Janeiro, onde pede autorização para depositar a quantia em contas judiciais, de modo a se desobrigar de sua obrigação de pagamento, enquanto averigua a falha de segurança.
Mais tarde, a Vale confirmou a suspensão do pagamento. “Desde que tomou conhecimento do caso, a Vale tem adotado medidas istrativas e judiciais para apurar os fatos e mitigar seus impactos”, afirmou a mineradora em nota.
A companhia ressaltou ainda que comunicou a fraude às autoridades competentes.