Vale estreia novos vagões na Estrada de Ferro Vitória a Minas 4u2g23

Novos vagões am a circular no trajeto regular da ferrovia de forma intercalada com a frota atual 42x43

A Vale dará início, nesta semana, à operação assistida da nova frota do Trem de ageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Com 34 novos vagões, a frota começa a circular em fase de testes no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual. Essa etapa permitirá avaliar a performance operacional desses vagões durante o atendimento aos usuários para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. 4w192x

Segundo João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a nova frota marca um importante avanço na operação ferroviária da Vale, com tecnologia voltada para o bem-estar de quem utiliza o serviço. “Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem ageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade”, diz o diretor da ferrovia.

A nova composição inclui classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de ibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida. Os novos vagões, conhecidos como carros de ageiros, foram projetados para elevar os padrões de segurança e conforto.

Ampliação das viagens
As viagens serão ampliadas nos meses de alta temporada a partir de 2026. Estudos estão em andamento para definir o formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada.

Sobre o Trem de ageiros
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é a única ferrovia no Brasil a operar um trem de ageiros de longa distância diariamente, conectando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km, com duração de cerca de 13 horas e meia.
A frota oferece espaços íveis e todos os carros são climatizados, equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça.
A ferrovia também se destaca pela segurança e pela avaliação ambiental, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Águia Branca: Novas linhas de ônibus do ES para Minas, Rio e São Paulo são suspensas! 6l3o4q

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu na última quinta-feira (13) suspender 22 novas linhas de ônibus interestaduais operadas...

Leia mais

O Legado de Cláudio Moura: Premiação da Univale Transportes marca início da sucessão e aponta o futuro da empresa 2x1t4z

Mais de 93% das empresas de transporte rodoviário interestadual de ageiros estão sob gestão familiar, revela CNT 3n4a2d

Presidente terá novos ônibus na linha para BH 404t4b