Laudos médicos falsos eram usados contra Vale 1j5412

Uma mulher, de 28 anos, foi presa por suspeita de envolvimento em falsificações de laudos médicos para indenizações da tragédia de Brumadinho. Segundo a Polícia Civil, as investigações duraram cerca de 11 meses. 312n1r

De acordo com a instituição, a investigada trabalhava em duas clínicas de Belo Horizonte, onde participava de um grande esquema de fraudes, que funcionava da seguinte forma:

  • Advogados entravam em contato com a mulher e encaminhavam clientes para consulta médica e psicológica.
  • Muitas vezes, os atendimentos tinham duração de dez minutos e eram feitos apenas por aplicativos de mensagem no telefone ou formulários.
  • Depois das consultas, médicos ou psicólogos emitiam laudos dizendo que a pessoa sofria de transtorno de estresse pós-traumático e que o distúrbio foi causado pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019 (abaixo, leia mais sobre o desastre).
  • Os documentos falsos eram devolvidos aos advogados, que acionavam a Justiça.
  • Ainda conforme a PC, alguns processos tinham pedidos de indenizações que variavam entre R$ 10 mil a R$ 100 mil. Além disso, foi constatado que muitos laudos eram idênticos, com as mesmas palavras e código internacional utilizado para classificar o transtorno.

    Já os pacientes que requisitavam as compensações até moravam em Brumadinho, mas em lugares distantes da área afetada pelo colapso da estrutura ou não conheciam nenhum dos atingidos. Todos esses fatores chamaram a atenção do Judiciário.

    Ao todo, 12 mil ações foram periciadas. Até o momento, centenas delas apresentaram irregularidades.

 

LEIA TAMBÉM e6l2q

Dia da Indústria 2025: Empresário Antônio Eugênio do Grupo Premially será condecorado com a medalha do Mérito Industrial. 1o2a2h

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra data com homenagens e reconhecimento 5z2a3k

Expositores da Feiraço 2025 apresentam seus produtos e serviços durante Pitch Day 662s57

LEIA TAMBÉM e6l2q

Prefeitura de Ipatinga Aprova Lei que Proíbe Nomeação de Condenados pela Lei Maria da Penha 4k636f

MEI e Simples tem prazo para regularizar pendências até dia 31 de janeiro 3b1p7

Vereador de Ipatinga protocola projeto de lei que autoriza internação involuntária de dependentes químicos 221d59